sexta-feira, 7 de março de 2008

! DeVolta ...

Olá.

Como vão pessoas?
Espero que bem, afinal o fim do ano esta ai e temos pouco tempo pra aproveitar este ano. O natal já passou, e espero que todos tenham tido um feriado muito agradável, assim como o meu foi, claro não foi aquela animação que já foi em outros anos, mas, foi muito agradável não posso dizer ao contrario. Enfim vou dar uma boa atualizada hoje no blog, tenho dois textos aqui para publicar.
Um é uma carta – critica, á um velho conhecido nosso, o papai-noel, este ano fiz uma carta para ele mas sem pedidos nenhum, fiz uma carta-despedida, ficou bom o texto mais um tanto exagerado enfim vou publicar e vocês depois digam como ficou.
O outro é na verdade a minha redação do “ENEM”, minha nota foi muito boa, mas ate do que eu pensei que seria, então resolvi coloca aqui, só que há um problema, a redação na verdade esta incompleta por que na prova eu modifiquei algumas coisas e fiz um final bem melhor, mas e idéia não mudou muita coisa.
O bom deste texto é que o blog estava um poço escasso quando se tratava de assunto mais práticos, já que os últimos textos eram basicamente poemas e historia de ficção, então pondo um pouco os pés no chão temos dois textos interessantes e sobre temas atuais, o tema da prova deste ano foi “O desafio de se conviver com a diferença”, e na carta para o papai-noel temos ai uma critica a lendas e crenças criadas para na verdade enganar a grande massa, alem também de uma grande critica ao nosso belo pais.


“As Diferenças e o Futuro da Humanidade”.
As diferenças existentes entre os seres humanos são desde o início dos tempos motivo para discussões. Antigamente diferenças de raça, credo, ou mesmo ideologia era motivo para desavenças e em alguns casos para guerra. Certos relatos contam –inclusive descritos na Bíblia- que por certa diferença racial um rei teria organizado um exercito para exterminar uma aldeia inteira, e tal episodio ficou conhecido como “O Massacre dos Inocentes”. Atualmente as diferenças ainda causam muitas discussões quando são colocadas em pauta. Dentre todas elas e tendo como base o Brasil podemos destacar três e aponta-las como as que mais comoção quando apontadas são elas: A diferença social, a racial, e a de opção sexual. São diferenças que tem grande repercussão na nossa sociedade. De um lado grupos radicais que são contra, ou são indiferentes a presença de outros, mas de outro lado também temos os grupos também radicais que exigem igualdade, ou oportunidades a qualquer custo. O futuro nos reserva ainda muita discussão é verdade, mas quando pensamos em tempo remotos vemos que já evoluímos muito em algumas questões. Por exemplo, os negros conquistaram alforria, e leis contra a discriminação racial, os pobres tiveram ajuda de inúmeros projetos sociais governamentais e das “ong´s”, os homossexuais eventos que apóiam a causa – um exemplo é a parada gay, que anualmente atraia milhões de pessoas a diversas cidades brasileiras sendo a maior delas a de São Paulo segundo o “Guinnes book”- além de uma legislação mais flexível. Será quando esses grupos, dentro possível poderem se entender e se respeitar acima de qualquer diferença poderemos evoluir ainda mais e construir em fim uma sociedade mais justa e igualitária. ““.


Bom vocês viram ai ficou razoável não? Eu achei ate bom, mas achei que ficou muito “clichezado” demais, mas quando se quer ter sucesso tem que se fazer da forma que a maioria gosta e não do jeito que fique melhor. Aja visto as novelas ai não que são paraísos de clichês românticos e bla bla bla só pra fazer audiência.
Alias espero que um dia nossos escritores e diretores de televisão percam o medo de instigar o imaginário popular e colocar na televisão algo que as pessoas realmente tem que ver e não simplesmente o que da audiência, alias tenho que deixar aqui os meus parabéns a uma emissora (vejam só) Catalã que tem a 7 anos uma novela que é grande audiência e que trata de temas, que aqui as emissoras tem receio de tratar , abertamente sem medo de repressão política ou critica ou mesmo de chocar, a novela chama-se “El Cor De La Ciutat” mas é fabulosa, quer dizer a estética não é aquilo tudo, mas as historias fabulosas, e pra quem quiser saber mais e só procurar no YouTube Bom vejamos agora a carta que eu fiz pro Bigger Father Santa Claus.

“Desculpe.
Caro amigo Papai Noel. Como de costume estou mandando minha carta de natal. Mas fique despreocupado, pois dessa vez eu não vou pedir nada. Só quis mesmo mandar minha carta de despedida. Tenho treze anos e a partir de hoje deixo toda alegria, esperança e qualquer crença, em que fui obrigado crer.
Eu acho engraçado que desde pequenos somos obrigados a acreditar em coisas que não existem, e também somos condicionados a acreditar que um dia essas coisas podem como uma Fênix ressurgir das cinzas, como se já tivessem existido e magicamente renascessem quando precisamos delas. Sabe Papai Noel, a sua existência fictícia, não é das que mais me preocupam, eles falam bem de você grande samaritano este que entrega presentes á "torto e á direito", para quem é bem educado, mentira, primeiro que nenhum velho á beira da morte iria fazer isso, e se fosse seria só para comprar seu pedaço no céu, velhos hipócritas que com medo da morte, fazem caridade como remédio para anos de crimes e pecados e agora se vêm diante da eternidade das chamas, que esses apodreçam. E ainda tem o coelhinho da páscoa, grande mentira comercial. E um herói que foi mesmo um grande "bode-expiatório", de dentista a herói. Sem contar o Saci, O boitatá. E tantos outros. Mas de todas as lendas, as que mais me assustam, por que realmente as pessoas acreditam que elas existam. Justiça, Respeito, Igualdade, Amor, Honestidade.
A vamos lá, somos todos brasileiros, você como habitante de uma terra longínqua até tem o direito de acreditar, já eu não. Sei onde estou e sei para onde vou, sei que não há o que fazer já que ninguém se propõe a fazer, sejam sempre inúteis e coniventes, pois se não há saída, há sempre um jeitinho de se safar.
Somos muitos a mentir, desrespeitar, e ofender, e á cada dia somos mais, pois nem ler e escrever sabemos, culpa dos que nos aqui trazem e nos esquecem, sou uma juventude, sou um futuro, mas o futuro é trágico.
Quando os adultos tomam conta do que fizeram já é tarde, e já passaram para trás o que de ruim eles possuem. Mas eu tive sorte, já entendi que não há futuro, acordei e perdi minhas esperanças de um acertar este país. Grande sonho meu acertar o mundo, grande utopia infantil, pois só na inocência de uma criança podem existir sonhos assim, dignos de contos de fadas. Hoje estou aqui curtindo o fim de minha inocência, se é que sobrou algo. E á partir da minha maioridade vou cuidar de mim, por que o mundo que se cuide sozinho. Ou então ele que acorde, e que uma lenda seja realidade, Dó. E de presente um grande tapa na cara da face mundial, que não acorda cedo, e que não está nem aí.

Nunojk
25/12/2007”

! Feliz Ano Novo a Todos !

Lendo – Pornopolitica – Arnaldo Jabor
Ouvindo – Missy Elliot – We Run This / Orishas – Nací Orishas
Frase – “in the deep one, in the underground, it is of there that it comes good idea”

Um comentário:

NunoJk disse...

!
depois de um ano desaparecido quase . retornei das cinzas para concluir o projeto de mudança do blog antigo .. esta ai um texto e uma readacao minha ambos muito interessantes, um mais cult e outro mais cool .. hehehe . aproveitem

!
Nunojk